sábado, 12 de julho de 2014

Mundial 2014 - Nicola Rizzoli é o escolhido para a final


Foi tornado oficial esta sexta-feira quem será o árbitro da final do Mundial 2014 entre Alemanha e Argentina. O escolhido foi o italiano Nicola Rizzoli, arquiteto de 42 anos, e internacional desde 2007. 12 anos depois, um árbitro italiano volta a estar no jogo de decisão do Mundial, depois de Pierluigi Collina, no Mundial de 2002.
Neste jogo que será inesquecível para Rizzoli, este terá como árbitros assistentes os compatriotas Renato Faverani e Andrea Stefani, ambos com 44 anos. O quarto será o equatoriano Carlos Vera. Rizzoli torna-se assim no terceiro árbitro italiano a estar na decisão do Mundial, depois de Sergio Gonella, em 1978 e Pierluigi Collina, em 2002.


Neste Mundial, Rizzoli já vai com três jogos, o primeiro a grande surpresa do Mundial, com a goleada da Holanda à campeã mundial Espanha por 5-1, e depois Rizzoli esteve em dois jogos da Argentina: na fase de grupos no Nigéria-Argentina e nos quartos-de-final no Argentina-Bélgica. 
Quanto ao seu curriculo como árbitro FIFA, que começou em 2007, Nicola Rizzoli já esteve presente nas duas finais da UEFA, na final da Liga Europa em 2010, jogo entre Atlético de Madrid e Fulham, e na final da Liga dos Campeões em 2013, entre Bayern Munique e Borussia Dortmund. Este ano esteve também na meia-final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Atlético de Madrid, jogo que deu a passagem do Atlético à final de Lisboa. Em 2011, Rizzoli esteve no Mundial de Clubes da FIFA, onde participou em dois jogos. Em 2012, esteve nos quartos-de-final do EURO 2012 entre Espanha e França, para além dos outros dois jogos que já tinha feito. Foi também um dos candidatos a apitar a final do EURO 2012, mas acabou por ser Pedro Proença o escolhido. Em 2013 esteve no Mundial de sub-20 na Turquia, onde dirigiu dois jogos. 
Esta época, Nicola Rizzoli já tem 32 jogos nas pernas, entre os quais dois do Mundial de sub-20, 18 jogos da Serie A, 5 jogos de Liga dos Campeões, 3 jogos de qualificação para o Mundial e um jogo de Liga Europa, e ainda três jogos já no Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário