sábado, 29 de dezembro de 2012

Recorde de árbitros internacionais em Portugal em 2013



A FIFA informou as federações sobre a lista de árbitros para 2013, com Portugal a conseguir um número histórico de 29 juízes internacionais.

Este recorde dá sequência a um ano memorável para a arbitragem portuguesa que teve Pedro Proença e a sua equipa - Bertino Miranda e Ricardo Santos (assistentes) e Jorge Sousa e Duarte Gomes (auxiliares adicionais) – nas finais do Campeonato da Europa e da Liga dos Campeões.

No futebol masculino, Portugal manteve nove árbitros e dez assistentes, entrando Hugo Miguel e Marco Ferreira para os lugares de João Ferreira (por limite de idade) e Bruno Paixão (por aplicação do regulamento de arbitragem), números que mantêm Portugal no top ten mundial.

Vítor Pereira, presidente do Conselho de arbitragem FPF, reconhece que o objetivo para 2013 passa por «aumentar o número de árbitros» nas competições internacionais: «É a consolidação do trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos tempos. Vem justificar o investimento na arbitragem do futebol feminino. Renovámos o quadro de árbitros de futebol de praia e mantivemos o top 10 mundial com nove árbitros e dez assistentes no futebol, mantendo os quatro árbitros no futsal, o máximo permitido por país.»

«Os objetivos foram cumpridos, continuamos a trabalhar para exponenciar o quadro de competências. Vamos traçar objetivos para 2013 que passam por aumentar estes números. Tentar que os nossos árbitros tenham posições cimeiras nos cinco grupos da UEFA que permitam ascender mais rapidamente ao top classe e que continuemos a estar presentes nas principais competições europeias e mundiais», concluiu.

Eis os árbitros portugueses que vão estar presentes nas competições internacionais em 2013:

Árbitros de futebol masculino: Pedro Proença (Lisboa), Olegário Benquerença (Leiria), Jorge Sousa (Porto), Duarte Gomes (Lisboa), Soares Dias (Porto), Carlos Xistra (Castelo Branco), João Capela (Lisboa), Hugo Miguel (Lisboa) e Marco Ferreira (Madeira).

Árbitros assistentes de futebol masculino: Bertino Miranda (Porto), Tiago Trigo (Lisboa), Ricardo Santos (Lisboa), João Santos (Porto), Venâncio Tomé (Setúbal), António Godinho (Setúbal), Nuno Pereira (Coimbra), Pedro Garcia (Lisboa), Rui Licínio (Porto) e Cristóvão Moniz (Ponta Delgada).

Árbitros de futebol feminino: Sandra Bastos (Aveiro) e Sílvia Domingos (Algarve).

Árbitros assistentes de futebol feminino: Maria João Freire (Lisboa) e Olga Almeida (Viseu).

Árbitros de futsal: Eduardo Coelho (Aveiro), Nuno Bogalho (Coimbra), Sérgio Magalhães (Porto) e Mário Silva (Viana do Castelo).

Árbitros de futebol de praia: José Fontelas Gomes (Lisboa) e António Almeida (Porto).


Fonte: A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário