segunda-feira, 30 de junho de 2014

João Capela chamado à Liga Europa



A UEFA chamou para a primeira pré-eliminatória da Liga Europa o árbitro internacional português João Capela. João Capela, de 39 anos, internacional desde 2011 e árbitro C1 desde 2007, dirigiu na última época 37 jogos oficiais, tendo estado presente no final da época no Torneio de Toulon, tendo dirigido três jogos.
João Capela vai estar presente no Vikingur vs Daugava Daugavplis, da 1ª mão da primeira pré-eliminatória da Liga Europa 2014/15. João Capela terá como árbitros assistentes Paulo Soares e Tiago Rocha, enquanto que o 4º árbitro será Cosme Machado.

UEFA Europa League - 1ª pré-eliminatória, 1ª mão
Vikingur (FRO) vs Daugava Daugavplis (LVA)
3 julho 2014 - 20:00 CET (19:00 Hora Local)
Svangaskaro Stadium, Toftir

Árbitro: João Capela (POR)
Árbitro Assistente 1: Paulo Soares (POR)
Árbitro Assistente 2: Tiago Rocha (POR)
4º árbitro: Cosme Machado (POR)



Mundial 2014 - Eriksson e Haimoudi também chamados aos oitavos



A FIFA já noticiou as duas nomeações que faltavam para os jogos dos oitavos-de-final, mais propriamente para os jogos do dia 31 de junho, Argentina-Suiça e Bélgica-EUA.


A FIFA escolheu para o jogo entre a Argentina e a Suiça o árbitro sueco Jonas Eriksson. O árbitro, de 40 anos, e internacional desde 2002, iniciou-se na arbitragem aos 20 anos e chegou ao principal campeonato sueco aos 26. Participou no Euro 2012, fazendo dois jogos, e esteve no Uruguai vs Jordânia, jogo de repescagem da CONMEBOL/AFC, jogo este das eliminatórias para o Mundial de 2014. Eriksson já é um conceituado árbitro europeu, tendo estado nas meias-finas da Liga dos Campeões 2013/14 e tendo dirigido a final da Supertaça Europeia em 2013, entre Chelsea e Bayern. No Mundial 2014, Eriksson já esteve no Gana-EUA e no Camarões-Brasil. Jonas Eriksson será auxiliado por Mathias Klasenius e Daniel Warnmark, também suecos, e o 4º árbitro será Svein Oddvar Moen, da Noruega. O jogo realiza-se a 31 de junho, pelas 17:00h, em São Paulo, no Arena de São Paulo.


A FIFA escolheu para o último jogo dos oitavos de final, entre Bélgica e EUA, o árbitro argelino Djamel Haimoudi. Este árbitro de 43 anos é o segundo árbitro argelino a participar no Mundial, depois do compatriota Belaid Lacarne em 1982. Haimoudi já esteve presente em três Taças Africanas das Nações, em 2008, 2012 e 2013, sendo que na última dirigiu a final entre Nigéria e Burkina Faso. Em 2013 esteve em dois jogos da Taça das Confederações e em 2012 este no Mundial de Clubes da FIFA. Esteve pela primeira vez em competições da FIFA no Mundial de sub-20 de 2011. Neste Mundial, Haimoudi já esteve em dois jogos, Austrália vs Holanda e Inglaterra vs Costa Rica. Haimoudi vai ser auxiliado pelo marroquino Redouane Achik e pelo argelino Abdelhak Etchiali. O 4º árbitro será o taitiano Norbert Hauata. O jogo disputa-se a 31 de junho, pelas 21:00h, em Salvador, no Arena Fonte Nova.  

domingo, 29 de junho de 2014

Mundial 2014 - Williams, Geiger e Ricci também nos oitavos



A FIFA também já nomeou os árbitros para os jogos dos oitavos-de-final, a realizar-se a 29 e 30 de junho, faltando só as equipas de arbitragem para os jogos de 31 de junho, jogos entre Argentina e Suiça e entre Bélgica e EUA.


Para o jogo entre Costa Rica e Grécia, dos oitavos-de-final, a FIFA escolheu o australiano Benjamin Williams. Benjamin Williams, árbitro FIFA desde 2005, já tem no currículo o Torneio Olimpico de Londres de 2012 e o Mundial de sub-20 em 2013. Esteve também em duas finais da Liga dos Campeões por confederações diferentes, em 2007 e em 2012. Este árbitro já tem também dois jogos neste Mundial de 2014, entre Honduras e Equador e entre Coreia do Sul e Bélgica. O australiano vai ser ser auxiliado por Matthew Cream e Hakan Anaz, também australianos. O 4º árbitro será Nawaf Shukralla, do Bahrein. O jogo realiza-se a 29 de junho, às 21:00h, em Recife, no Arena Pernambuco. 


A FIFA nomeou para o jogo entre França e Nigéria o árbitro Mark Geiger dos EUA. Este árbitro, de 39 anos e internacional desde 2008, já conta com a final do Mundial de sub-20 em 2011 e com a final do Campeonato de Sub-20 da CONCACAF, também em 2011. Em 2012, participou em dois jogos do Torneio Olimpico de Futebol Masculino e em 2013 esteve no Mundial de Clubes da FIFA. Neste Mundial, este árbitro também já conta com dois jogos, Colômbia-Grécia e Espanha-Chile. O árbitro americano será auxiliado por Mark Sean Hurd, dos EUA, e Joe Fletcher, do Canadá. O 4º árbitro será Alireza Faghani, do Irão. O jogo realiza-se a 30 de junho, pelas 17:00h, em Brasilia, no Estadio Nacional.


Por fim, a FIFA nomeou para o Alemanha-Algélia o árbitro brasileiro Sandro Ricci. O árbitro, que recebe o Mundial no seu país, vai fazer assim o seu terceiro jogo no Mundial, depois do França-Honduras e Alemanha-Gana. Este árbitro, de 39 anos e internacional desde 2011, já tem no currículo quatro jogos do Mundial de sub-20 em 2013 e também dois no Mundial de Clubes, no mesmo ano, incluindo a final, Bayern Munchen vs Raja Casablanca. Este árbitro será auxiliado por Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse, também brasileiros. O 4º árbitro será Walter Lopez, de Guatemala. O jogo realiza-se no dia 31 de junho, às 20:00h, em Porto Alegre, no Estádio Beira-Rio.  

Mundial 2014 - Pedro Proença nomeado para os oitavos-de-final


O internacional português Pedro Proença foi escolhido pela FIFA para dirigir o jogo dos oitavos-de-final entre a Holanda e o México do Mundial de 2014. Pedro Proença chegou ao auge da sua carreira quando em 2012 dirigiu a final da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea e quando no mesmo ano dirigiu a final do Euro 2012, entre Espanha e Itália. Neste Mundial, Pedro Proença já esteve presente em dois jogos da fase de grupos, o primeiro entre Camarões e Croácia e o segundo entre Colômbia e Japão. Na fase de apuramento para este Mundial, Pedro Proença esteve também no Grécia-Roménia, dos play-offs. Esteve também no Hungria-Holanda, no Alemanha-Suécia, no Ucrânia-Inglaterra e no Albânia-Suiça. Pedro Proença, de 43 anos, esteve também presenta na Taça das Confederações, realizada há cerca de um ano, também no Brasil. Pedro Proença, considerado este ano o melhor árbitro português, será auxiliado por Bertino Miranda e Tiago Trigo, sendo o 4º árbitro Carlos Vera do Equador. O jogo realiza-se a 29 de junho, às 17:00h, em Fortaleza, no Estádio Castelão. 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mundial 2014 - Bjorn Kuipers e Howard Webb nos oitavos-de-final

A FIFA já anunciou os árbitros para os jogos dos oitavos de final que vão realizar-se no próximo sábado, dia 28 de junho. Em causa estão os jogos entre o Brasil e o Chile e o jogo entre a Colômbia e o Uruguai.


A FIFA escolheu para o jogo entre o Brasil e o Chile o conceituado árbitro inglês Howard Webb. O árbitro que dirigiu a final desta competição em 2010 na África do Sul tem aqui o seu segundo jogo neste Mundial, depois de ter estado presente no Colômbia vs Costa do Marfim. O árbitro de 42 anos já dirigiu por uma vez este encontro, também num Mundial mas em 2010, também nos oitavos-de-final, jogo que terminou com a vitória dos brasileiros por 3-0. O conceituado árbitro inglês terá como árbitros assistentes os também ingleses Michael Mullarkey e Darren Cann. O 4º árbitro será o alemão Felix Brych, árbitro da final da Liga Europa 2014, entre Benfica e Sevilha. O jogo realizar-se-á em Belo Horizonte, no estádio Mineirão, às 17:00h. 


Para o jogo entre a Colômbia e o Uruguai a FIFA escolheu o holandês Bjorn Kuipers, que há cerca de um mês dirigiu a Final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz. O árbitro de 41 anos de idade já esteve presente em dois jogos deste mundial, entre a Inglaterra e a Itália, da 1ª jornada da fase de grupos, e no Suiça vs França, da 2ª jornada da fase de grupos. Este árbitro há cerca de um ano também dirigiu a final da Taça das Confederações, entre o Brasil e a Espanha, que se realizou no Brasil e que terminou com a vitória dos brasileiros. Este também há cerca de um ano na final da Liga Europa 2013 entre o Benfica e o Chelsea. Kuipers será auxiliado pelos também holandeses Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra. O 4º árbitro é norueguês, Svein Oddvar Moen. O jogo terá lugar no Rio de Janeiro, no famoso Maracanã, pelas 21:00h. 


Blog volta ao ativo

Durante algum tempo inativo, o blog "Arbitragem em Portugal" volta ao ativo. Pode acompanhar aqui noticias e nomeações a nivel nacional e internacional acerca da atualidade da arbitragem.
Está disponivel na barra lateral uma sondagem que permite saber junto dos nossos seguidores qual a sua opinião acerca do árbitro que possivelmente poderá ser escolhido para a final do Mundial de 2014.