quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Olegário Benquerença no segundo Sp. Braga - Porto

Olegário Benquerença foi o árbitro escolhido pela FPF para dirigir o jogo da próxima sexta-feira a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Olegário Benquerença, internacional português, que já representou Portugal no Euro 2008 e no Mundial de 2010, será auxiliado por Bertino Miranda e Luís Marcelino, tendo como 4º árbitro Vasco Santos. O jogo terá o seu inicio na próxima sexta pelas 20:15 de Portugal Continental e Madeira, 19.15 dos Açores, no Estádio Axa.


sábado, 24 de novembro de 2012

Mário Figueiredo defende árbitros em exclusividade para I Liga e auxiliares de baliza

Jorge Sousa de árbitro de baliza na Final da Liga dos Campeões

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, manifestou-se hoje favorável à existência de árbitros profissionais em exclusividade para a I Liga e o recurso a árbitros de baliza neste campeonato.
"Muitas vezes o árbitro não consegue ver lances de penaltis que ficam por marcar ou penaltis mal marcados, porque ele não consegue ver. Eu posso dar inúmeros exemplos, vistos na televisão, de que só um árbitro na posição oposta ao principal é que pode ver se a bola entrou ou se foi falta. É essencial que se dê aos árbitros condições para arbitrar com qualidade. Para mim é com árbitros de baliza e árbitros profissionais na I Liga", afirmou Mário Figueiredo à agência Lusa.
O presidente da LPFP reconheceu ser impossível profissionalizar todos os árbitros que arbitram as competições profissionais em Portugal, defendendo que a II Liga sirva para "tirocínio" dos "juízes".

Fonte: Expresso



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nomeações 10ª Jornada - Liga Zon Sagres

Publico aqui as nomeações do árbitros e árbitros assistentes que irão dirigir os jogos da 10ª Jornada da Liga  Zon Sagres.

Beira Mar vs Vit. Guimarães : Árbitro - Nuno Almeida | A. Assistentes - Paulo Ramos e Pais António 

SL Benfica vs Olhanense : Árbitro - Rui Silva | A. Assistentes - Alvaro Mesquita e Tiago Trindade



Vit. Setubal vs Rio Ave : Árbitro - Jorge Tavares | A. Assistentes - José Oliveira e Pedro Miguel



Nacional vs Estoril : Árbitro: Artur Soares Dias | A. Assistentes - Rui Licinio e João Silva



Académica vs Gil Vicente : Árbitro - João Capela | A. Assistentes - Tiago Rocha e Pedro Felisberto




Moreirense vs Sporting CP : Árbitro - Hugo Miguel | A. Assistentes - Pedro Garcia e Nuno Roque



P. Ferreira vs Maritimo : Árbitro - Olegário Benquerença | A. Assistentes - João Santos e Pedro Neves




Xistra no Sp.Braga - FC Porto

O albicastrense Carlos Xistra foi nomeado pela FPF para dirigir o jogo entre o Sp. de Braga e o FC Porto, num jogo a contar para a 10ª jornada da Liga Zon Sagres. O jogo realizar-se-à no domingo, às 20:15 de Portugal Continental e Madeira, 19:15 dos Açores. Carlos Xistra tem sido muito criticado ao longo desta época, destacando-se o jogo entre a Académica e o Benfica, jogo que ficou marcado pelos três penaltis assinalados na partida. Carlos Xistra terá como árbitros assistentes Nuno Pereira e Jorge Cruz.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cabeleiro italino no FC Porto- Dinamo de Zagreb

Paolo Tagliavento, cabeleireiro de 40 anos, foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o jogo desta noite entre o FC Porto e o Dinamo de Zagreb, para a 5ª Jornada da Fase de Grupos da Champions. Os portugueses já estão apurados para a fase seguinte e o Dinamo de Zagreb colocará ponto final na sua carreira europeia. Paolo Tagliavento terá como árbitros assistentes Mauro Tonolini e Lorenzo Manganelli. Paolo Mazzoleni e Luca Banti serão os assistentes de baliza e Riccardo di Fiore o quarto árbitro.




Russo no Cluj-Braga de ontem

A UEFA nomeou para dirigir o jogo de ontem entre o Cluj e o Sporting de Braga o árbitro russo Sergei Karasev, tendo como árbitros assistentes Nikolai Golubev e Tikhon Kalugin, quarto árbitro Anton Averianov e árbitros de baliza Aleksei Nikolaev e Maksim Layushkin. O jogo terminou com a vantagem de 3-1 para o Cluj, que eliminou assim o Braga da principal competição europeia.




Viktor Kassai esteve no Celtic-Benfica

O Benfica defrontou ontem o Celtic de Glasgow, num jogo a contar para a 5ª Jornada da Liga dos Campeões - Fase de Grupos. O jogo foi dirigido por aquele que já foi considerado o melhor árbitro do mundo, Viktor Kassai. O húngaro teve como árbitros assistentes Gyorgy Ring e Robert Kispal, árbitros de baliza Tamás Bognar e Mihaly Fabian; o 4º árbitro foi Gabor Eros.




Pedro Proença e Olegário Benquerença nomeados para a Liga dos Campeões

Teve inicio ontem a 5ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões. Para esta jornada foram nomeadas duas equipas de arbitragem portuguesas que entrarão em campo hoje. Tratam-se então do conhecido Pedro Proença e de Olegário Benquerença.


Pedro Proença vai dirigir o jogo entre o Ajax e o Borussia de Dortmund, em Amsterdão um grupo que ainda tem muito para decidir. Pedro Proença terá como árbitros assistentes Tiago Trigo e Bertino Miranda, os árbitros de baliza serão João Capela e Duarte Gomes, enquanto Venancio Tomé será o 4º árbitro.


Olegário Benquerença irá dirigir o jogo entre o Zenit e os espanhóis do Málaga, na Rússia, num grupo em que o Zenit ocupa o último lugar da tabela mas que pode ainda ser apurado. Olegário terá como árbitros assistentes Ricardo Santos e João Santos, árbitros de baliza Carlos Xistra e Artur Soares Dias e como quarto árbitro Rui Tavares.

Fonte: UEFA

sábado, 17 de novembro de 2012

UEFA instaura processo ao Benfica




A UEFA decidiu instaurar um processo sobre o Benfica devido ao que ocorreu no jogo da 4ª Jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, entre o Benfica e o Spartak de Moscovo. A UEFA afirma que o processo foi aberto devido ao rebentamento de petardos e o uso de lasers contra os jogadores adversários. Recordo-se que na marcação de um livre do Benfica, os adeptos começaram a apontar lasers contra os jogadores do Spartak, tendo o árbitro se dirigido ao seu 4º arbitro, pedindo que o speaker de serviço na Luz pedisse aos adeptos para pararem, tendo de seguida apontado no seu bloco de notas. Este caso será apenas analisado a 13 de dezembro, não afetando o jogo contra o Celtic.

Fonte: A Bola (adaptação)

Christian Fischer diz que é difícil perdoar o Luisão


Passados mais de três meses desde o dia em que ficou estatelado no chão após um encontrão do Girafa - na altura disse que tinha sido como bater num muro -, o árbitro alemão ainda não perdoou o jogador brasileiro e aguarda pelo desfecho do caso nos tribunais civis.

Christian Fischer ainda não perdoou Luisão pela agressão do passado dia 11 de agosto, durante o particular com o Fortuna Dusseldorf. E nem irá perdoar se o capitão encarnado não lhe pedir desculpa. Não o fez até agora, nem o jogador nem o Benfica - sustenta o juiz -, e já não o deverá fazer. "Como posso desculpar uma pessoa que continua a achar que não fez nada de mal e não pede desculpa?", respondeu ontem o árbitro alemão a O JOGO, quando se lhe perguntou se, passado este tempo, já tinha ultrapassado o episódio com o jogador brasileiro.
"Ele não pediu desculpa. Nem ele nem ninguém. Acha que agiu corretamente. Assim torna-se muito difícil perdoar", acrescentou o árbitro do segundo escalão germânico e assistente na primeira divisão. Luisão só por uma vez se pronunciou sobre o caso para dizer que tentou falar com o árbitro alemão ainda na noite do jogo. "Lamentei um pouco a atitude dele, porque, depois do jogo, o pessoal da Direção do Benfica e eu tentámos procurá-lo para conversar, mas ele não quis receber ninguém na sala, nem voltar para o jogo", disse Luisão a 15 de agosto em entrevista ao sítio "R7", acusando Christian Fischer de "ter feito um pouco de teatro".
O juiz, de 42 anos, professor do ensino secundário, não quis ontem tecer mais comentários sobre o assunto. Até porque, conforme nos justificou, "o processo está ainda a decorrer nos tribunais civis alemães", na sequência do inquérito aberto pelo Ministério Público de Dusseldorf. 
"Tenho de falar com o meu advogado, mas penso que ainda demorará a ficar resolvido", disse-nos o árbitro que, apesar dos parcos comentários, se mostrou mais disponível do que das anteriores vezes que o contactámos
Alguns dias depois do incidente - que precipitou a suspensão do encontro com apenas 40 minutos decorridos -, um elemento do Ministério Público de Dusseldorf, Ralf Herrenbruck, confirmou ao jornal alemão "Bild" "a abertura de um um inquérito contra o jogador Luisão, motivado por agressão". "A situação aconteceu perante 25 mil espectadores, e contra um árbitro, pelo que é do interesse público que se proceda judicialmente", afirmou então o responsável do Ministério Público de Dusseldorf. É, pois, este processo que ainda está a decorrer e para o qual o jogador deverá ainda ser chamado a depor
Fonte:O Jogo

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Proença diz estar de «consciência tranquila»

O árbitro Pedro Proença disse hoje estar de "consciência tranquila" sobre o seu desempenho no Sporting-Sporting de Braga, da nona jornada da I Liga, que suscitou críticas dos minhotos, embora admita que também comete erros.


O árbitro internacional português, que falava aos jornalistas à margem da 17.ª Gala do Desporto, no Casino do Estoril, desvalorizou as duras críticas de que foi alvo nos últimos dias, nomeadamente por parte do presidente do Sporting de Braga, por ter anulado um golo, alegadamente legal, aos minhotos que saíram derrotados de Alvalade no domingo (1-0).
"Estou sempre de consciência tranquila de que no campo dou o meu melhor, estando consciente de que, muitas vezes, cometo erros, como todos os atletas, técnicos e outros agentes desportivos. Perante o jogo em concreto, estou de consciência tranquila de que dei o meu melhor", afirmou.
Pedro Proença disse ainda que não está em causa a confiança no seu trabalho, até porque, sublinhou, arbitrou na quarta-feira o Holanda-Alemanha e para a semana irá arbitrar um jogo da Liga dos Campeões.
"Tenho um jogo da 'champions' para a semana, será o terceiro. As instâncias internacionais continuam a dar muita confiança ao meu trabalho e em termos nacionais também. É óbvio que há momentos em que não somos tão felizes, mas temos de sobreviver com isso", sustentou.
Pedro Proença comentou ainda a medida anunciada, na semana passada, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de retirar a obrigatoriedade de policiamento em competições desportivas de escalões juvenis e inferiores.
"Só quem nunca arbitrou um jogo sem policiamento é que não saberá os riscos que correm os árbitros ao não ter policiamento. Tenho a certeza que esse quadro normativo vai ser alterado, sob pena de a um curto prazo não termos árbitros a arbitrar quer as ligas profissionais, quer os jogos distritais", frisou.
O árbitro português recebeu hoje o "Prémio Desportivo Personalidade do Ano", na categoria de futebol, considerando-o um reconhecimento de "um ano fantástico para a arbitragem portuguesa".

Fonte: LUSA

João Capela no Vit. Setubal - Vit. Guimarães

João Capela da AF Lisboa para a partida entre o Vit. de Setubal e o Vit. de Guimarães, a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. O internacional João Capela será auxiliado por Ricardo Santos e Pedro Garcia. O jogo será disputado no próximo domingo pelas 20:15 de Portugal C. e Madeira, 19.15 dos Açores.


Paulo Baptista no Nacional-FC Porto

A Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitrou Paulo Baptista da AF de Portalegre para o jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, edição 2012/2013. O jogo a realizar na Madeira será realizado no sábado, dia 17 de novembro, pelas 20:15 de Portugal C. e Madeira, 19:15 dos Açores.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Duarte Gomes no Moreirense-Benfica

Amanhã inicia-se a 4ª eliminatória da Taça de Portugal 2012/2013 que, após o Pampilhosa-Sp. Braga, terá um Moreirense-Benfica, equipas ambas da 1ª Liga. A Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro internacional Duarte Gomes para dirigir a partida, tendo como árbitros assistentes Venancio Tomé e Tiago Rocha. O jogo realizar-se-á pelas 21 horas de Portugal Continental e Madeira, 20 horas nos Açores.


Pedro Proença arbitrou o Holanda-Alemanha

Após pedido feito pela federação holandesa à Federação Portuguesa de Futebol, o internacional português Pedro Proença dirigiu ontem o jogo particular entre a Holanda e a Alemanha, jogo que terminou empatado; Pedro Proença contou com a ajuda dos árbitros assistentes Bertino Miranda e Tiago Trigo.


Bem Vindos!!!

Bem vindos a este blog, o Arbitragem em Portugal. Este blog falará principalmente sobre a arbitragem portuguesa a nível nacional e também internacional. Espero que este blog vos agrade e que o acompanhem com frequência. :)